O Brasil divulga na AIP (Publicação de Informação Aeronáutica) os aeródromos internacionais, internacionais de alternativa, além de outros aeroportos nacionais de grande importância a critério do DECEA. As informações sobre esses aeródromos podem ser encontradas na Subseção AD 1.3 (ÍNDICE DE AERÓDROMOS E HELIPORTOS) e na Seção AD 2 (AERÓDROMOS e OUTROS AERÓDROMOS) da AIP. As Cartas Aeronáuticas correspondentes estão disponíveis para download no AISWEB
https://aisweb.decea.mil.br/?i=cartas. |
Todos os aeródromos do país, sejam públicos, privados, civis, militares, nacionais ou internacionais, podem ser consultados no seguinte link:
https://aisweb.decea.mil.br/?i=aerodromos&p=rotaer.
|
Um aeródromo internacional é um ponto de entrada e saída para o tráfego aéreo internacional, onde são aplicados todos os procedimentos relacionados à alfândega, imigração, saúde, quarentena de animais e plantas, e outros processos similares. Esses aeródromos contam com serviços de tráfego aéreo disponíveis de forma regular.
|
Um aeródromo internacional de alternativa é um ponto de entrada e saída para o tráfego aéreo internacional, onde podem ser aplicados procedimentos de alfândega, imigração, saúde e outros processos similares. No entanto, os serviços de tráfego aéreo são disponibilizados de forma restrita, apenas para voos previamente autorizados.
|
Um aeródromo nacional é destinado exclusivamente ao tráfego aéreo doméstico, permitindo a operação de voos civis sob determinadas condições.
|